Santa Catarina já teve a primeira morte por dengue em 2024, confirmou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive). O último boletim sobre a doença em Santa Catarina foi divulgado pela Dive com os dados de 2023. No ano passado, foram 119.525 casos confirmados de dengue no estado. Foram 98 mortes.
O primeiro caso de óbito em 2024 é de Joinville. O paciente era um homem de 57 anos e morava no Jardim Iririú. Ele tinha comorbidades e morreu no hospital na quarta-feira (10), divulgou a prefeitura na última sexta (12).
No ano passado, em Joinville, foram 44.477 casos, o que representa uma taxa de incidência de 7.197,17 a cada 100 mil habitantes, conforme boletim da Dive.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Sintomas e Prevenção
Febre baixa a febre alta incapacitante (39° a 40°C) de início abrupto, associada à forte dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, nas articulações e fraqueza. Esses são os principais sinais e sintomas da dengue. Manchas pelo corpo aparecem em metade dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que ao apresentar algum desses sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.
A melhor maneira de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti continua sendo eliminar locais com água parada:
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.